Timon: Em disputa verbal Alexandre Almeida é nocauteado por Rafael Leitoa…

Robert Lobato

A administração da cidade de Timon, comandada pelo prefeito Luciano Leitoa (PSB), foi principal debate na sessão de ontem, 11, da Assembleia Legislativa do Maranhão.rafaXxandy

Protagonizado pelos deputados Rafael Leitoa (PDT) e Alexandre Almeida (PTN), o debate foi tenso e com picos de alta temperatura tal qual o clima da própria Timon. Tudo após Almeida volta à tribuna para denunciar supostos casos de corrupção na gestão Luciano Leitoa.

Contudo, foi o Leitoa deputado que levou a melhor no duelo da tribuna após desmontar o discurso destemperado e sustentado sobre um frágil alicerce à base de factoides como bem colocou o deputado pedetista. Confira a primeiro “direto de esquerda” de Rafael Leitoa contra o rival Alexandre Almeida:

“Venho hoje a esta tribuna, senhor Presidente, mostrar e colocar para todo o povo do Maranhão o avanço e as conquistas do povo Timonense através da educação municipal. E trabalhar hoje para a educação, no investimento das nossas crianças, é um compromisso incansável do prefeito Luciano Leitoa. E eu trago aqui, resumidamente, algumas ações, porque todo dia eu tenho que atualizar essas ações (…) Hoje, às 16 horas, o prefeito Luciano Leitoa vai inaugurar mais uma escola climatizada no Município de Timon. Amanhã, eu vou ter que atualizar de novo, porque o prefeito Luciano Leitoa vai entregar para o povo um complexo educacional, não apenas uma escola, uma escola totalmente reformada, 100% climatizada, com quadra coberta, com vestiário e ao lado existe já uma creche totalmente climatizada, funcionado em período integral”. E prosseguiu Rafael Leitoa com vários “cruzados”. Veja: “O dinheiro que Timon recebia era o mesmo, mas não era aplicado onde deveria ter sido aplicado, que é na educação das nossas crianças. Para vocês terem uma ideia, senhores membros da imprensa, hoje, no município de Timon, nós temos quinze mil alunos em salas de aulas climatizadas, são duzentas e trinta e uma salas, nenhuma escola, venho aqui desafiar, no município do Nordeste tem essa estrutura. E aí eu não falo só na estrutura do ar condicionado, eu falo na qualidade do ensino, eu falo na maneira do professor dar aula, que é um ambiente mais pacífico, um ambiente mais silencioso, onde os professores não precisam estar gritando para poder dar uma aula e o aluno não está suando em cima da carteira para aprender. É isso que a gente faz em Timon”.

FAMÍLIA LEITOA VERSUS O “ANÃO DO ORÇAMENTO”

Já atordoado com os vários golpes técnicos e políticos advindos do pronunciamento de Rafael Leitoa, o deputado Alexandre Almeida teve que aguentar mais uma saraivada de contundentes, mas necessárias palavras do seu adversário, dessa vez sobre a lição de ter mais cuidado ao levar para a tribuna questões familiares.

Ao ser obrigado a defender a família Leitoa dos ataques de Alexandre Almeida, o seu colega de parlamento acabou por fazer uma revelação de um fato até então desconhecido da grande maioria da população: o de que Alexandre Almeida é sobrinho do finado João Alves de Almeida, ou simplesmente João Alves, aquele deputado que ficou famoso por ser o cabeça do esquema de maracutaias no Congresso Nacional que ficou conhecido como “Os anões do orçamento”, lembram? Pois é.

Acompanhe o golpe fatal que levou a nocaute o afobado Alexandre Almeida. Volto em seguida.

“Eu coloquei o questionamento do posicionamento político do deputado [Alexandre Almeida], mas até compreendo porque a historia partidária, ideológica, V. Exa., apesar da pouca idade, não tem. E aí eu fiz esses pontos, e colocar, senhor deputado, o V. Exa. gosta muito de se referir a nossa família. A família Leitoa, aos três Leitoas, como V. Exa. gosta de colocar. Família, senhor deputado, é algo sagrado, sei que V. Exa. talvez, talvez não, também não tem culpa, mas esconde que tem parente político. Eu não sei por que, deputado, o Maranhão talvez não conheça, mas V. Exa. é sobrinho do chefe da quadrilha dos anões do Orçamento, descoberto em 1993 (…) o senhor João Alves de Almeida é tio do deputado Alexandre. E o deputado abre boca aqui na tribuna para dizer que não tem hereditariedade política, convenhamos, deputado, eu não sei por que V. Exa. esconde. Talvez porque foi o maior escândalo de corrupção que esse País já viu. E, realmente, é difícil para um deputado que posa de bom moço, falar quem é realmente é o tio do deputado”.

Comigo de novo

Como pôde-se observar, o deputado Rafael Leitoa, mesmo sendo novato, deu uma lição no veterano Alexandre Almeida que perdeu feio o debate politico na Assembleia Legislativa. Pagou o preço por não ter cuidado com as palavras, por não medir as consequência do que sai por entre seus dentes e pela arrogância.

Nesse sentido, acabou dando razão ao dito popular que diz:“Quem fala o que quer, ouve o que não quer”.

Levou a pior, o Xandynho…