Politicalha em notas

Crise no PMDB, Sarney caladinho…

Enquanto o Carcará, pega, mata e come o PMDB, Sarneys permanecem na moita…

É de estranhar que, até agora, o ex-senador José Sarney e sua filha, a ex-governador Roseana Sarney permanecem calados…

Crise no PMDB, Sarney caladinho I

O senador João Alberto, o Carcará, se posicionou contra o ex-deputado Ricardo Murad, pela disputa do partido. Ao que tudo indica, querem entregar o controle da sigla para beneficiar o candidato a prefeito do Palácio dos Leões.

Será que estão combinando o jogo com o chefão do PMDB?

Crise no PMDB, Sarney caladinho II

Sinceramente, nunca se imaginou o nível baixo dessa disputa. Ora, o reduto dos Sarneys está dividido por uma barganha política, que, no mínimo irá favorecer apenas governistas, que jogam pesado pelo controle da legenda é algo inimaginável.

Pelo jeito o Sarney deve ter vestido o pijama e está dormindo. Da mesma forma, sua pupila, que, nada faz…

Rosângela Curado incomodando marmanjos…

Se tudo der certo, a população de Imperatriz terá pela primeira vez na sua história uma prefeita.

A Dra. Rosângela Curado, apesar da simpatia, vive sendo atacada por gente que joga contra a pedetista. Já é hora do seu partido, o PDT, aliadíssimo do governo, se posicionar e cobrar respeito dos governistas que jogam contra.

Rosângela Curado incomodando marmanjos I

Se tudo der certo, digo, se a galera governista não conspirar contra.

Pedetistas, alguns xiitas comunistas da cidade, não se levantarem (novamente) contra a  candidatura da deputada, que tem aprovação popular comprovada. Sua pré-candidatura a prefeita em Imperatriz, que está indo de vento em popa, está incomodando outros candidatos, uma meia dúzia de marmanjos, sem votos da cidade, que não toleram a ideia de uma mulher ocupar o Executivo de Imperosa

kelly.

Duas notícias chocantes…

A semana fechou com duas notícias que abalaram a sociedade maranhense:

Execução de uma adolescente na porta da escola e a perda de mandato do prefeito de SJ de Ribamar.gil

Quero saber é se o filhinho de papai, “todo poderoso do TCE”, sobrinho de “todo poderoso do TJ”, vai sair ileso dessa. Será que o MP não terá forças para fazer valer as leis?

Por falar nisso, vejam mais abaixo o estrago deixado pelo prefeito de Ribamar.

Absurdo, adolescente assassinada na porta da escola…

Nossa cidade está largada, esse caso da execução de uma adolescente a poucos metros da sua escola é só a ponto do iceberg. O crime infelizmente domina tudo, estamos lascados…

A coisa está tão fora de controle, que o comentário na cidade é que uma facção rival ordenou a execução da estudante de dentro do Presídio de Pedrinhas, após membros da facção terem visto as imagens da garota cantando musica de rap num grupo de whatsApp.

Como assim, WhatsApp, em Pedrinhas?

Quer dizer que ESTÁ LIBERADO redes sociais, celulares, smartfones, internet para os presos de Pedrinhas?

Coluna dos fantasmas da AL

Na imagem do dia, o cartaz de um manifestante da Assembleia Legislativa, que estão denunciando funcionários fantasmas (assessores que recebem salários de marajás sem pisar na Assembleia). AL

O nome do diretor de Comunicação da AL, Carlos Alberto, mantém contratos com empresas de sua propriedade, segundo consta nos noticiários dos blogues locais,

Amanhã, tornarei mostrar mais nomes, nas imagens enviadas pelos manifestantes da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Assessor urubu

X-9 é pouco. Essa semana um “assessor de imprensa”, agora, também, blogueiro, esteve de visita (brechando a movimentação dos jornalistas) no Comitê de Imprensa da AL.

O sujeito, que ficou conhecido no submundo do crime por ser delator, de tão queimado que é, fica “pagando informantes” para saber e levar aos “poderosos” do governo, segundo consta, informações, como forma de barganhar benefícios nas estruturas palacianas.

Gil Cupim aprontando…

É um absurdo o Prefeito Gil Cutrim não pavimentar Av. Tancredo Neves uma importante via de ligação entre o Socorrão II e a Estrada de Ribamar…

SAIU DR. PÊTA

Já diz o ditado “santo de casa não obra milagre”. Mas, afinal quem são os Brothers de Clã Político , um parlamentar e o outro alcaide,  que andam pelo Maranhão a fora ostentando a posição de lideres, anunciando obras e costurando alianças mas são incapazes de conseguir resolver de forma definitiva a pavimentação de pouco mais de 1Km de “crateras” da Avenida Tancredo Neves, no trecho que fica sob responsabilidade de sua gestão.

Comunismo na contramão da história…

Só de pensar que os cofres públicos sangram pela propagação do comunismo em nosso pobre estado, deixa muita gente revoltada.

Nos principais países do mundo, onde o comunismo foi implantado a população criou ojeriza ao sistema de governo. Tem países, que a experiência foi tão dolorosa, drástica, que o povo que banir da história, inclusive, retirando velhos símbolos. Confira na postagem do Linhares Jr.

gil22

Leia na integra aqui:

Teve a participação do advogado Abdon Marinho sobre o projeto de criação da zona franca de exportações, vale a pena ler:

Uma causa para unir e desenvolver o Maranhão.

Economia, para quem não vivencia seu mundo, é sempre um tema árido para ser desenvolvido. Eu que cansei de levar ‘bolo’ na tabuada de multiplicar, sempre procurei passar ao largo do assunto. Por conta disso, demorei tanto a me manifestar sobre o projeto do senador Roberto Rocha (PSB/MA) que trata da criação da Zona Livre de Exportação de São Luís, Após ler e reler o projeto algumas vezes, convenci-me da sua importância para o desenvolvimento do Maranhão.

Durante décadas os governos se ocuparam em fomentar a formação de enclaves econômicos no nosso território – ilhas de prosperidade econômica em meio à miséria gritante no seu entorno.

Exemplos clássicos são a Vale, o consórcio Alumar e até o Porto do Itaqui. Nunca entendi a razão dos governos brasileiros não terem exigido ou incentivado o surgimento de empresas para o beneficiamento, em território brasileiro (maranhense), do minério de ferro, do alumínio ou, ainda, que o porto não fosse um mero exportador de produtos primários.

Apenas para ficar nestes exemplos, exportamos milhões de toneladas em minérios e depois readquirimos os produtos feitos a partir deles (minérios) por um valor bem superior.

Noutras palavras: vendemos barato, geramos empregos noutras terras e adquirimos os produtos da matéria prima que exportamos, bem mais caro.

Vamos combinar que não precisa ser economista para perceber que esta equação está equivocada. Não é aceitável que tanto minério seja exportado a partir do nosso porto, por empresas aqui sediadas, e aqui, na ilha, não tenha uma fábrica de prego, parafuso ou, até mesmo, de caçarola ou de penico.

Este equívoco cria uma distorção econômica absurda: temos um estado rico, com um PIB elevado (acho que o segundo do nordeste) e um povo extremamente pobre, ocupando os últimos lugares em qualquer indicador social.

Isso é algo sério, tão sério, que, caso esses enclaves econômicos deixassem de existir amanhã, pouco ou nada afetaria a vida do cidadão comum maranhense.

Uma prova disso é que a Alumar reduziu drasticamente suas operações e se falava em demissões de quinhentas ou seiscentas pessoas, não afetando a economia do estado como um todo. Nos trinta e mais anos que aqui estão não enraizaram nada na economia local.

Caso o projeto do senador maranhense vire realidade, estaremos diante da possibilidade de mudarmos de patamar a nossa economia; não apenas da ilha, mas de todo o Maranhão. Trata-se de algo para ser orçado em bilhões de dólares.

Acredito que pelas condições privilegiadas da Ilha – posicionada estrategicamente próxima da Europa e do Canal do Panamá e com um dos mais profundos portos do mundo –, muitas empresas nacionais e estrangeiras se interessarão em vir instalar suas plantas aqui e desenvolver produtos destinados à exportação, aproveitando-se dos incentivos propostos no projeto.

Ora, num primeiro momento, estamos falando numa valorização brutal das propriedades de toda a ilha e, já num segundo momento, de milhares de empregos para a população brasileira (e maranhense) nestas empresas. Só estes dois itens, a valorização imobiliária e os empregos oferecidos já são capazes de transformar a economia da ilha e do estado.

A Zona Livre de Exportação de São Luís, caso vire realidade, permitirá que diversos itens da produção maranhense (e de outros estados) sejam beneficiados em São Luís para serem exportados para outros países. A soja que sai hoje ‘in natura’, por exemplo, já sairá pelo porto, como óleos, como ração animal, gerando emprego e agregando maior valor ao produto final. O mesmo pode acontecer com os diversos produtos oriundos do minério, que já podem sair daqui, em vez de lingotes, como caçarola, como prego, como rodas de veículo, como trilhos para ferrovias, como peças diversas para a indústria ao redor do mundo.

Até o urucum que cresce em qualquer monturo, sem que ninguém cuide, poderá ser processado e exportado em formato de condimentos, tintas, óleos, resinas, etc.

Embora o projeto já alcance toda a ilha de São Luís, permite, que, por meio de decreto presidencial, a zona de exportação alcance outros municípios, como é o caso de Bacabeira, onde já temos uma grande área já no ponto de instalar diversas indústrias. Noutra quadra, também permite que a produção seja comercializada no território nacional, desde que sem isenção e incentivos, competindo, em pé de igualdade, com as demais indústrias nacionais.

Por outro lado, como se trata de uma zona de exportação, não concorrerá com a Zona Franca de Manaus.

Claro que qualquer boa ideia sempre pode e deve ser melhorada, esta da Zona Livre de Exportação de São Luís não pode e não deve ser diferente. Devemos observar as questões ambientais, o frágil ecossistema da ilha, evitando que em nome da atividade econômica se despreze todo o resto; seja na ilha seja no continente. Desenvolvimento e sobrevivência não são coisas antagônicas.

Acho que esta é uma bandeira, uma causa que deva unir todos os maranhenses – sobretudo os da ilha –, esquecendo, ainda por um momento, em nome de um interesse maior, as enormes divisões em torno de projetos pessoais ou de cunho ideológico.

Entendo que é hora do Maranhão valer-se de suas condições privilegiadas – solo fértil, clima estável, duas grandes ferrovias, um porto numa localização que o torna um dos mais importantes do mundo – e sair de vez do modelo de economia de dependência.

Os governantes, políticos, entidades, a sociedade de uma forma geral, precisam se mobilizar em torno desta e de outras iniciativas de interesse comum. (Abdon Marinho – Advogado).

1 pensou em “Politicalha em notas

  1. Ricardo,bom dia!
    Como diz um parente meu que é legista,,vamos “por partes”!
    1) Em relação a Imperatriz,,é bom mesmo que o atual sistema mude,,porque do jeito que está é uma molecagem,,a esposa do prefeito é secretária e pasmem,,diz não receber nada,,faz por amor,,,fala sério! E isso porque ele tem um mega hospital e um filho que …cala-te boca!

    2) Gil Cutrim,,,com certeza “papai” já está tomando as devidas providências,,cobrando “favores” e sabe-se lá mais o que,,,agora a pergunta: E os três milhões de reais para o asfalto do Cohabiano,,ele vai devolver??????? Ficaram na maior cara dura com o dinheiro e até hoje,,,,,
    E como é de praxe nada acontecer com prefeitos que tem muita grana,,vide: Ex prefeita de bom jardim,,a “ostentação” que deve ter gasto uma bolada pra ficar impune,,,,a Bia de paço do lumiar e tantos outros….nada vai acontecer!!!!

    3) Pedrinhas,,redes sociais,,,lá é uma esculhambação,,até créditos para celulares eles vendem,,,,

    Preso mesmo estou eu,,,muro de cinco metros, CFTV e cerca elétrica,,,o engraçado éque eu estava devendo algo em torno de 120,oo ,,,cento e vinte reais a Rec.Federal,,enquanto não paguei não me deram sossego,,,,dois pesos e duas medidas!!!!

    4)Zona de Livre Exportação,,,,será que as “forças ocultas” vão permitir ou só darão o seu aval caso levem alguma “pontinha”???

    5) Ia me esquecendo dos “fantasmas”,,e tem mesmo,,acredito que nem os saltos e gritos de uma famosa igreja pseudo protestante junto com o padre quevedo não teriam condições de exorcizar as assombrações da A.L..tem até filho de agiota,,,melhor calar,,,,!!!

Os comentários estão fechados.