Furtado fala sobre falta de mercado para os engenheiros de pesca do Maranhão

O deputado Fernando Furtado (PCdoB), utilizou a tribuna na manhã desta quarta (07) para falar sobre a falta de mercado de trabalho para os engenheiros de pesca do Maranhão.10363728_523488834456573_3471054289595052859_n

Durante o discurso, o parlamentar disse que atualmente 45 engenheiros de pesca formados pela Universidade Estadual do Maranhão estão desempregados no Estado. “Quando esse curso foi criado no Estado do Maranhão, eu lembro que participei da aula inaugural no Palácio dos Leões, no então governo do Senhor José Reinaldo Tavares. A expectativa era muito grande para todos e hoje continuamos tendo as áreas e a quantidade de águas, tanto continentais quanto de litoral, bastante grande em nosso Estado, mas continuamos ainda com esse setor andando a passos lentos,” afirmou.

De acordo com Furtado, o Brasil com uma área 3,6 milhões de Km2 de águas marinhas, com semelhante quantia em águas continentais é considerado o paraíso das águas, e o Maranhão é um dos fortes contribuintes para exibição desse cenário com 12 bacias hidrográficas de rios perenes, contribuído ainda com um litoral recortado e de grandes baixios propícios à aquicultura, detentor do maior conjunto de manguezais do mundo.

Finalizando seu discurso, Fernando Furtado falou que esse segmento precisa ser estimulado. “Dessa forma, a gente conclama e pede ao Executivo, ao nosso Governador Flávio Dino, que tem sido sensível à causa dos trabalhadores e do crescimento do nosso Estado, que se pense na possibilidade da abertura de concursos nas áreas da aquicultura, Aged, Agerp, Vigilância Sanitária e outros departamentos que necessitem dos engenheiros de pesca”.